Anúncio Patrocinado

Igreja Universal terá de indenizar fiel que doou todos os bens buscando salvação

Universal terá de indenizar fiel que doou todos os bens buscando salvação

 

A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada pela Justiça de São Paulo a devolver R$ 50.271,79 que uma fiel doou à instituição, além de pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais. 


A mulher, que frequentava os cultos da Universal em uma cidade do interior paulista, afirma que os pastores a pressionaram a fazer "sacrifícios" em forma de doações durante uma campanha chamada "Fogueira Santa". Eles teriam dito que havia "necessidade" de fazer "o impossível para Deus" para receber "bênção", "graça" e "milagre" em sua vida.


Desempregada na época, a fiel acabou vendendo seus pertences, como roupas, sapatos, copos e até seu carro, para fazer as doações. Ela disse que se sentiu "pressionada psicologicamente e temendo que algo de ruim pudesse ocorrer". As doações também levaram ao fim de seu relacionamento com o marido, que não concordava com os "sacrifícios".


A Universal se defendeu dizendo que não houve coação e que suas ações se pautam nos ensinamentos bíblicos. Afirmou ainda que a fiel é adulta e "plenamente capacitada" para fazer as doações.


No entanto, os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo entenderam que as doações "exauriram todos os recursos da autora do processo, o que não se pode admitir". Eles afirmaram que a entrega de todos os bens por medo da "não salvação" demonstra que a mulher sofreu danos morais, justificando a indenização.


A Universal ainda pode recorrer da decisão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Publicidade
Anúncio Patrocinado
Anúncio Patrocinado