![]() |
PF exibirá 'Ainda Estou Aqui' a servidores na data dos 61 anos do golpe |
A Polícia Federal (PF) realizará uma exibição do filme "Ainda Estou Aqui", vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, durante a cerimônia de comemoração do 81º aniversário da corporação. A sessão, que será aberta a servidores e colaboradores da PF, acontecerá no dia 31 de março, mesma data em que se completam 61 anos do golpe militar de 1964.
Em nota, a PF afirmou que a exibição do filme, que conta a história de Eunice Paiva, mulher do deputado cassado Rubens Paiva, assassinado pela ditadura, "dialoga com o papel institucional da PF na defesa do Estado democrático de Direito e conecta-se com o momento atual". A exibição busca promover um espaço de debate e conscientização entre os servidores da instituição.
O presidente Lula já fez referências ao filme em discursos, e chegou a assisti-lo em uma sessão no Palácio do Planalto. Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva, e o diretor Walter Salles, ainda devem receber a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura.
A exibição do filme na data do aniversário da PF e do golpe de 1964 é uma iniciativa da corporação para celebrar uma conquista histórica do cinema brasileiro e reforçar o compromisso da instituição com a memória, a transparência e os valores democráticos.