Anúncio Patrocinado

Projeto de Lei Propõe Exibição Obrigatória do Filme 'Ainda Estou Aqui' em Escolas de Ensino Médio

Projeto de Lei Propõe Exibição Obrigatória do Filme 'Ainda Estou Aqui' em Escolas de Ensino Médio

 O Projeto de Lei 338/25, em análise na Câmara dos Deputados, busca tornar obrigatória a exibição do filme "Ainda Estou Aqui" nas escolas de ensino médio. A proposta, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), visa incluir o filme como parte integrante do programa pedagógico voltado à conscientização sobre temas sociais, históricos e de direitos humanos.


O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, conta a história do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva em 1971 e a busca de sua esposa, Eunice Paiva, por esclarecimentos. A obra recentemente conquistou o Oscar 2025 de melhor filme internacional.


De acordo com o texto da proposta, a exibição do filme deverá ocorrer pelo menos uma vez ao ano, acompanhada de atividades pedagógicas que incentivem o debate e a reflexão entre os estudantes. Isso inclui discussões orientadas por professores das disciplinas correlatas e a elaboração de redações e relatórios críticos sobre a temática abordada.


As escolas serão obrigadas a manter registros das exibições e das atividades realizadas, com a elaboração de relatórios anuais. O eventual descumprimento da futura lei por instituições privadas poderá acarretar sanções administrativas.


A autora da proposta, deputada Delegada Adriana Accorsi, afirma que "Este filme faz parte do estudo da história brasileira, especificamente da ditadura militar (1964-85), um dos momentos mais marcantes e controversos do Brasil".


Para se tornar lei, o projeto terá de ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.


Fonte: Câmara Leg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Publicidade
Anúncio Patrocinado
Anúncio Patrocinado