![]() |
Projeto de animação sobre José Sarney não consegue angariar recursos via Lei Rouanet |
Um projeto de animação e quadrinhos sobre a vida do ex-presidente José Sarney, apresentado há quase um ano ao Ministério da Cultura, ainda não conseguiu captar os recursos necessários por meio da Lei Rouanet. A iniciativa, batizada de "José Sarney em quadrinhos", visa produzir um filme de média metragem em animação, com cerca de 52 minutos, e um livro em quadrinhos de 80 páginas.
A meta de captação do projeto é de R$ 999,9 mil, mas até o momento nenhum valor foi arrecadado junto a incentivadores. O prazo inicial de abril a dezembro de 2024 para a captação de recursos foi prorrogado até 30 de maio de 2025.
O projeto é de autoria da Guarnicê Produções, empresa de Joaquim Haickel, que foi secretário de governos aliados de Sarney no Maranhão e também é deputado estadual e federal pelo MDB. Haickel é ainda colega de Sarney na Academia Maranhense de Letras.
O plano apresentado ao Ministério da Cultura descreve José Sarney como "um dos grandes homens do Brasil contemporâneo" e, além de sua trajetória política, pretende abordar sua atuação como escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.
Entenda Como Funciona a Lei Rouanet
Apesar do esforço, o projeto de animação e quadrinhos sobre Sarney não conseguiu até o momento atrair os investimentos necessários por meio da Lei Rouanet, enfrentando dificuldades para sair do papel e se concretizar.